terça-feira, 28 de janeiro de 2014

♡ Kefir de Leite ♡

   
Eu já havia tomado o Kefir faz muito tempo, mas enjoei e acabei guardando os grãos congelados  e por um acidente acabei perdendo. Agora consegui novos grãos e tomo todos os dias. Sei que há muitas receitas usando o kefir, mas ainda não fiz nenhuma.
Já tenho grãos para doar para quem mora em Porto Alegre e adjacências, que possa vir pegar.
Meu contato:
pitadasdilu@gmail.com
Se você não é de Porto Alegre, com certeza em sua cidade ou próximo deve haver um doador, procure na comunidade do facebook ( https://www.facebook.com/groups/271927902942088/ )

Conhecendo mais:
O kefir é um alimento próbiótico, uma bebida refrescante produzida a partir da fermentação de leite, quando colocado em contato com os Grãos do Kefir, por um determinado período de tempo.
O kefir é originário das Montanhas do Cáucaso Sententrional, há muitos séculos. O termo kefir deriva do turco keif, que quer dizer bom sentimento.
Ao cultivar os grãos do kefir no leite, percebemos que, com o tempo, eles se multiplicam e uma parcela desses grãos deve ser removida para evitar a superpopulação e continuar proporcionando uma boa relação entre leite e grãos. Tradicionalmente, os grãos em excesso devem ser doados para amigos, parentes ou até mesmo pessoas desconhecidas, bem como podem ser comidos ou desidratados e armazenados como uma fonte alternativa.
O kefir é um produto facilmente digestível e é uma boa fonte de proteína e de cálcio. Pode, consequentemente, ser incluído com parte da dieta diária.
A purificação orgânica que promove auxilia na obtenção de um eco sistema interno perfeito para a saúde e para a longevidade. O kefir tem propriedades antitumorais, antibacterianas e antifúngicas. Essas propriedades abrangentes podem explicar a razão para o uso do kefir no numeroso relato de curas de doenças. O kefir tem sido usado no tratamento de pacientes que sofrem de doenças de deficiências imunológicas, pois aumenta a imunidade em grande escala e ainda atua como elemento desintoxicador da enorme carga de medicamentos a que o doente se vê submetido, promovendo uma absorção orgânica muito maior de sais minerais e vitaminas, principalmente a vitamina B12, ajudando nos problemas de desnutrição.
Descobriu-se que p kefir de leite induz a secreção de Interferon, que é uma glicoproteína produzida em resposta a um ataque viral, cuja função parece ser desencadeada por mecanismos de defesa das células não infectadas. Acredita-se que o Interferon é eficiente contra doenças virais e algumas formas de câncer.
O kefir tem efeito comprovado no auxílio do tratamento de:
· Distúrbios nervosos: ansiedade, insônia, síndrome de fadiga crônica; catarros bronquiais e outros problemas respiratórios; alergias; escleroses; reumatismo e L.E.R.; tumores; problemas cardio-vasculares (infarto e arteriosclerose); problemas de vesícula; disfunções hepáticas; problemas renais e icterícia; doenças do estômago: gastrite, úlceras pépticas e duodenais, regulariza a digestão; Problemas intestinais: diarréias, intestino preguiçoso ou preso, hemorróidas. O kefir previne putrefação intestinal causada por depósito nos intestinos e contribui para depuração do organismo e restaura rapidamente a micro flora intestinal, o que é ótimo para quem se submeteu a longos tratamentos com antibióticos; problemas de sangue: anemia, leucemia; Problemas de pele: dermatites, eczemas, lupus, cândida, psoríase, herpes; males do século: irradiações, exposições a monitores de vídeo, na desintoxicação de poluentes tóxicos; excesso de peso: atuando como um enzimático poderoso, acentua amplamente o anabolismo, ou seja a assimilação de nutrientes e por provocar um equilíbrio geral do organismo, provoca uma sensação agradável de saciedade, que reduz o hábito de comer por compulsão, depressão ou ansiedade. Também já está provado que as melhores dietas são aquelas em que a pessoa se alimenta várias vezes durante o dia, em pequenas quantidades. O kefir, especialmente o de leite, pode ser usado nestes pequenos "lanchinhos", substituindo outros alimentos mais calóricos, mesmo quando batido com frutas e cereais, desde que se evite o uso de açúcar ou mel. Porém, a associação simultânea de kefir com jejum não é recomendada e para os que gostam de jejuar o uso nos dias de jejum pode ser suspenso. Se alimentar só de kefir é uma atitude errada e contra indicada. 
   Composição do kefir:
O grão de Kefir é um agrupamento gelatinoso polissacarídeo que tem vários microorganismos em simbiose, e sua complexidade ainda não foi completamente decifrada pela ciência. Basicamente, o kefir contém: 8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina(vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, pyridoxina (vitamina B6), triptofano, vários outros aminoácidos benéficos, vitamina B12, vitamina K.
O kefir contém cerca de 37 microorganismos benéficos ao nosso organismo.
Existem indicações para o tempo de fermentação:
* 12 horas = laxante suave, sem causar cólica ou diarréia
* 24 horas = regula o funcionamento do intestino
* 36 a 40 horas = prende o intestino
Fonte:  http://kefir-tesouroprobiotico.blogspot.com.br/

4 comentários:

  1. Amiga,
    eu não conhecia essa bebida, parece que fica uma delícia!
    Bela postagem!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar, mas fiquei curiosa! É gostoso?
    Beijos mana amiga.

    ResponderExcluir
  3. Estive a ler e a ver não só esta postagem mas uma parte de seu blog,e gostei, dou-lhe os parabéns pelo blog por seu trabalho e obrigado por partilhar.
    Ficarei muito feliz se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais,
    decerto que vou seguir também o seu blog.
    Deixo as minhas cordiais saudações, e muita paz.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos, eu tentei doação aqui para a minha cidade e não consegui então encontrei um site que envia o Kefir de Leite por apenas R$24,90 já com o Frete Incluso, eles enviam para qualquer Cidade do Brasil.

    O site é esse:

    kefirdeleite.com

    Se interessar para alguém fica aí a minha dica.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela delicadeza em deixar um recadinho ! Bjos, Lú.

Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...