terça-feira, 30 de junho de 2015

Physalis, Fisalis ou Tomate Capote.

 Ganhei duas mudinhas da amiga Eronita. Seus frutos não cresceram muito, mas deu para aproveitar nas saladinhas. Seu sabor é adocicado, é bem gostosinho.

Para conhecer mais um pouquinho:
Physalis angulata, e é mais uma das tantas plantas úteis que crescem em nosso país. Pertence à família das solanáceas, da qual fazem parte também o tomateiro, a batateira, a berinjela, o pimentão, as pimentas e outras. Já abordei o assunto nesta coluna, na edição de 21 de maio de 1997.
A planta é um arbusto que pode atingir até 2 m de altura, parecido com o juá. Inicia a produção 4 a 5 meses após o plantio e pode produzir por um período de até 6 meses, quando tutorada e bem cuidada.


O fruto é semelhante a um pequeno tomate, bonito, delicado e de sabor único, levemente ácido e adocicado, que não tem comparação com outra fruta. Sua cor vai do amarelado até um forte alaranjado. O fruto mede 1 a 2 cm de diâmetro, pesa 3 a 5 gramas e é protegido por delicadas folhas secas, que uns chamam de capote (cálice concrescido, que envolve o frutinho). Cada planta pode produzir 2 a 4 kg de frutos e num hectare cabem 6.000 plantas.
Parece fruta exótica, mas não é. É brasileira pura, nativa de uma enorme área que vai desde a região sudeste até a Amazônia, passando pelo Nordeste.
São conhecidas 5 variedades. Tem vários nomes populares, dependendo da região. Na Amazônia, os índios a denominam de camapu. Na Bahia recebe os nomes de juá-de-capote, bucho-de-rã e outros. Na Europa e Estados Unidos, é conhecida como physalis.
Solo e clima – Não é exigente em solos, mas como toda solanácea cresce melhor em solos bem drenados, férteis e bem preparados. Muitas pessoas cultivam-na na horta ou no quintal. Produz em todo o Brasil, mas não tolera geadas. A Colômbia é o maior produtor mundial e exporta para os Estados Unidos e Europa a até U$ 16,00 o quilo. Os mercados das grandes capitais começam a oferecer a fruta, que chega a custar até R$ 80,00 o quilo.
Valor medicinal – O fisalis é rico em vitaminas A e C, fósforo, ferro, além de flavonóides, alcalóides e fitoesteróides, alguns recém-descobertos pela ciência. Os índios utilizam a raiz, as folhas e os frutos para o controle da hepatite e da malária. Tem ação fortificante, purifica o sangue e ajuda no tratamento do câncer de próstata, colesterol elevado e diabetes.


Culinária – Na culinária é muito apreciada pelos grandes chefs e gourmets da cozinha internacional na forma de doces, sorvetes, geléias, compotas, no fondue de chocolate, licor e como tira-gosto na degustação de vinhos. Uma delícia é a fruta coberta de chocolate. Não se conhecem restrições ao seu consumo, mesmo por crianças, mas como qualquer outra fruta, não se deve exagerar.

8 comentários:

  1. Eu nunca tinha visto a flor dessa fruta. Ela é linda, mas o sabor não me diz muito...Não sei explicar... Belas explicações aqui! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia, Luciana!
    Não conhecia a frutinha... Gostei do que falou a respeito dela!
    Um abraço grande e MUITA PAZ...

    ResponderExcluir
  3. Lú querida,
    essas frutinha são super caras.
    Parabéns pelas plantinhas e deram muitos frutos!

    Desejo que julho seja um mês de muitas alegrais junto a sua família!
    Bjs no seu ♥

    ResponderExcluir
  4. Que bacana Lu, mas confesso aue nunca vi... Tem que ter bastante espaço né? Aqui em casa meu quintal é bem pequeno. Beijos Monalise

    ResponderExcluir
  5. Tive uma destas quando morei em São Mateus, levei muda para Rio Negro e depois para Campo Largo, em cada cidade eu distribuia frutas e mudas. Em resumo por 6 anos tive physalis durante o ano inteiro. E agora estou sem....esperando a muda que dei para minha mãe dar frutos e já pedi para ela guardar umas frutas e mudas para eu plantar aqui também.

    Adoro o sabor, e a beleza delicada

    Abraçços

    ResponderExcluir
  6. Que interessante,Lú! E a plantinha e as frutinhas são tão bonitinhas!!! Engraçado que apesar de brasileiríssima, é realmente uma fruta pouco conhecida e pouco utilizada na culinária brasileira em geral. Eu mesma, confesso que nem me lembro de tê-la comido! (Rs...) Com certeza, uma ótima opção para fazer novas receitas e trazer um novo sabor à comida!
    Beijos das flores daqui!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  7. Lá no mato é mato , nasce por tudo.... sabia que tem o de cor vermelha , estou louca atrás de sementes! bj

    ResponderExcluir
  8. Fui conhecer essa frutinha interessante apenas em 2015. Trabalho com minhocultura e nasceram mudas no esterco curtido proveniente de um frigorifico. Ainda não estão maduras, e nem sei se é o verdadeiro fisalis. O pé não fica grande e o caule é bastante frágil, tem um cheiro caracteristico, não diria aradavel. Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela delicadeza em deixar um recadinho ! Bjos, Lú.

Lar de Vovôs São Marcos.

No dia 09/07/2014, fomos visitar e entregar os kits para os idosos no "Lar de Vovôs São Marcos" em Canoas. Foi um momento de...